quinta-feira, 14 de maio de 2015

Petroleiro

Um petroleiro é um navio cisterna para o transporte de hidrocarbonetos, nomeadamente petróleo bruto. Desde os finais do século XIX que são criados exclusivamente para este fim. 
 Atualmente, os petroleiros dividem-se entre navios de um só casco e os de casco duplo: nos primeiros, o próprio casco do navio é também a parede dos tanques de petróleo, enquanto, nos navios de casco duplo, duas paredes de aço separadas cumprem cada uma destas funções.
 Os maiores objetos móveis alguma vez construídos pelo Homem eram petroleiros: o Knock Nevis foi construído em 1976, tinha 458 metros de comprimento e capacidade para 564 mil toneladas de crude. Foi desmantelado por uma empresa indiana em 2010.
 A maioria dos petroleiros de grande porte é incapaz de atracar em portos convencionais, tendo que utilizar terminais específicos construídos em alto-mar ou efectuar transfegas para navios menores, denominados lifters. Cada um destes navios consumia em média, e em alto-mar, aproximadamente 300 toneladas de combustível por dia. 
Ana Sá, 4ºC, S. Simão de Litém

Sem comentários:

Enviar um comentário