sábado, 7 de março de 2015

Bismarck

O Bismarck foi o primeiro couraçado da classe Bismarck construído pela Kriegsmarine. Batizado em homenagem ao Chanceler Otto von Bismarck, um dos grandes responsáveis pela unificação da Alemanha em 1871, a construção do navio teve início nos estaleiros da Blohm+Voss em 1 de julho de 1936, sendo lançado dois anos e meio depois, em 14 de fevereiro de 1939.
  A sua construção foi finalizada em 24 de agosto de 1940, quando foi comissionado para a frota alemã. O Bismarck e seu irmão Tirpitz foram os maiores navios de guerra construídos pela Alemanha, e dois dos maiores navios construídos por uma potência europeia.
  Durante sua carreira de oito meses sob o comando de seu único capitão, Ernst Lindemann, o Bismarck participou em apenas uma operação ofensiva, a Operação Rheinübung, em maio de 1941. O navio, junto com o cruzador pesado Prinz Eugen, deveria seguir para o Atlântico Norte e atacar navios mercantes aliados que se dirigiam para a Grã-Bretanha. 
  As duas embarcações foram detetadas várias vezes perto da Escandinávia, e unidades navais britânicas foram enviadas para as bloquear. Na Batalha do Estreito da Dinamarca, em 24 de maio de 1941, o Bismarck enfrentou e destruiu o HMS Hood, o grande orgulho da Marinha Real Britânica, e forçou a retirada do HMS Prince of Wales.
Entretanto, o Bismarck foi atingido três vezes e sofreu uma avaria na proa.

Lara Gomes, 4ºC, S. Simão de Litém

Sem comentários:

Enviar um comentário