domingo, 1 de março de 2015

Lusitania

O RMS Lusitania foi um navio da Cunard Line, lançado em 1907. O seu nome é uma homenagem à região romana da Lusitânia. Na escrita não consta o acento circunflexo, pois o nome surge como uma palavra anglo-saxónica.
   Foi construído, juntamente com o RMS Mauretania para competir com os navios alemães. O Lusitania e o Mauretania foram, por alguns anos, os maiores navios do mundo. Superados apenas depois em 1912 pelo RMS Titanic, navio da White Star Line. O Titanic fazia parte dos navios da Classe Olímpica ou seja, era igual aos seus irmãos RMS Olympic e HMHS Britannic
    A sua primeira viagem teve como rota Liverpool-Nova Iorque, e iniciou em 7 de setembro de 1907.
    O Lusitania foi torpedado por um submarino alemão, em 7 de maio de 1915 durante a Primeira Guerra Mundial. Afundou e a fatalidade custou 2102 vidas. Este acontecimento provocou grande consternação na opinião pública dos Estados Unidos, que eram, à data, uma nação neutral no conflito, e de onde era originária a maior parte dos passageiros. Este ataque injustificado desencadeou um processo que deu origem dois anos mais tarde à entrada dos Estados Unidos na guerra.
Tomás Gameiro, 4ºC, S. Simão de Litém
Lusitania, 1907 

Sem comentários:

Enviar um comentário