quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Esturjão-Chinês

   O esturjão-chinês pesa 392 kg e mede 3 metros. O esturjão-chinês existe há 140 milhões de anos e está à beira da extinção.
   O esturjão é peixe de água doce embora passe o seu ciclo de vida no mar. A espécie migra subindo os rios como o salmão. Ele é pescado na China e, às vezes, é chamado “fóssil vivo”.
   É protegido pelos Chineses e é considerado tesouro nacional. O esturjão é parecido aos peixes antigos. Os cientistas acreditam que ele pertence a uma espécie de vertebrado com cartilagem.
   O esturjão-chinês migra no rio Yangtzé por uma extensão de 3500 km. Ele parte de áreas da costa oriental da China para o alto-mar e migra de volta para os rios na época da reprodução. A espécie possui uma capacidade de reprodução limitada, reproduzindo-se apenas três ou quatro vezes durante o seu ciclo de vida.
   É uma espécie que está em vias de extinção. Encontramo-lo em várias zonas do rio Yangtzé, na costa do rio Qiantanog, no rio Mininnjang e no Rio das Pérolas. O esturjão-chinês, em jovem, alimenta-se da maioria dos animais aquáticos, enquanto que os adultos comem insetos aquáticos e larvas.
   Ele é extremamente vulnerável às hélices dos barcos, que lhes provocam ferimentos e a morte.
Ana Sá, Bruno Veloso, Lara Gomes e Tomás Gameiro, 4º ano, CESSL


Sem comentários:

Enviar um comentário